Terça-feira, 16 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Temer põe em dúvida atuação de Edson Fachin

Michel Temer cogita pedir a anulação de todo o processo em que é investigado no Supremo Tribunal Federal por suspeita de corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. Alega que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, não teria legitimidade para atuar no caso, pois a empresa JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, é investigada não no escândalo da Petrobras, mas em outras cinco operações: Sépsis, Greenfield, Cui Bono, Carne Fraca e a Bullish.

Alertado pelo criminalista

Antonio Claudio Mariz de Oliveira, cujo escritório assumiu sua defesa, Temer disse a aliados, neste domingo, que Fachin não seria o juiz natural do caso que resultou das delações de executivos da JBS. O relator, disse o presidente a ministros e congressistas, deveria ter sido escolhido por sorteio. Algo que os advogados suspeitam que não foi feito. Para tirar a prova dos nove, a defesa do presidente pede ao Supremo que esclareça como foi feita a distribuição do processo sobre a JBS.

Na tarde de sábado

O escritório de Antonio Mariz já havia protocolado no Supremo um pedido de suspensão do inquérito contra o presidente. Questiona-se na petição a validade da gravação feita por Joesley Batista, o sócio da JBS, da conversa que manteve com Temer em 7 de março, no Palácio do Jaburu. No mesmo dia, Fachin determinou que o áudio seja periciado pela Polícia Federal. E transferiu para o plenário do Supremo a decisão sobre suspender ou não a investigação contra Temer.

O novo questionamento

Da defesa de Temer, condicionado à confirmação da ausência de sorteio na distribuição do processo da JBS, será mais amplo. Em vez da suspensão, cogita-se pleitear a anulação de todos os atos praticados por Fachin em relação a Temer. Nessa hipótese, iriam para a lata do lixo, por extensão, os outros despachos de Fachin —da homologação das delações até as 41 batidas de busca e apreensão e as 8 prisões preventivas decretadas pelo relator da Lava Jato com base na colaboração judicial da JBS.

No limite

Subiriam no telhado também os despachos de Fachin que afastaram do exercício regular dos respectivos mandatos o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado Ricardo Rocha Loures (PMDB-PR). A pretensão de Temer e seus advogados é a de promover uma reviravolta no caso. O presidente teria, então, munição para sustentar a tese segundo a qual está sendo vítima de uma grande armação. E o debate sobre o mérito do diálogo antirrepublicano que teve com Joesley Batista ficaria em segundo plano.

Opinião dos internautas no site Uol: Rocco Palestra

Pois o maior perigo à Lava Jato é o trapalhão Janot. Sua patuscada jurídica foi geral. Não me surpreende se o Temer se safar. Além do papo obtuso na "gravação", há o fato "exótico" do ex-procurador Marcelo Miller, que trabalhava ao lado de Janot na PGR, demitir-se faz poucos meses para ir advogar exatamente no escritório responsável pelo acordo com os Batista e a JBS.

Outra, o Joesley afirmou que gravou antes de se entregar à PGR, mas seu advogado diz que recebeu "aula" de delação de um procurador e de uma delegada federal 15 dias antes de seu cliente gravar o Temer. Joesley também confessou que mentiu na gravação quando afirmou que tinha "segurado um juiz". O diálogo não foi periciado e o gravador ao que parece está passeando no USA com os Batista, que saíram dessa mais ricos do que entraram com um golpe no mercado operando ações e dólares. Crítico também foram os benefícios escandalosos que eles conseguiram arrancar da PGR, um tapa na cara do cidadão!

Clint do Oeste

Em quase três anos de lava lato, só teve um único político que se ferrou, no caso o Delcídio Amaral, que perdeu o mandato e ainda passou 87 dias na cadeia, em seguida o Eduardo Cunha, que foi cassado e preso pelo Dr. Sergio Moro, e continua preso até hoje, mais ai já é outro caso, porque se ele não tivesse sido cassado pela Câmara, até hoje ele ainda estava ocupando a cadeira de Presidente da casa, e no que depender do STF, todos esses vigaristas políticos vão terminar seus mandatos, os processos contra eles vai prescrever, e vão ficar todos na impunidade, isso já é esperado, enquanto isso o Dr. Sergio Moro e seus delegados, já condenaram pra mais de 60 empresários e políticos sem "FORO", inclusive metade da cúpula do PT, enquanto os vovôs de Toga ainda estão praticamente na estaca zero, e é assim que anda a suprema justiça Brasileira, "a passos de tartaruga", não é a toa que o Lula, e todo vigarista rico, querem ser julgado pelo STF. Só isso!

Descrente da LEI

Desempregado, vendo seus filhos com fome, roube um litro de leite e então saberá para qual lado penderá o fiel da balança da justiça. Leite na sacola pesa mais que milhões de dólares, principalmente se quem carrega os dólares é um deputado aliado ou o primo "ingênuo"... Volto a dizer: o problema do Brasil não são corruptores, corruptos, nem traficantes de drogas, é a justiça ineficiente, lerda e conivente.

Elias Netto

O que aconteceu é que o Fachin foi inventar de amarrar as muitas pontas soltas que o procurador Rodrigo Janot deixou. O que aconteceu é que "no afã" de posar de herói ou derrubar o Temer para atrapalhar as reformas em andamento, principalmente a da previdência, o Janot barganhou um acordo VERGONHOSO com o espertalhão Batista, e este montou um dossiê de verdades turbinado com mentiras, inclusive a tal gravação, para ganhar a prometida cornucópia de benefícios da delação, debochando do povo brasileiro. O que aconteceu é que seja por incompetência ou má-fé, o procurador-geral deu a senha para os investigados se livrarem das acusações. E olha que a JBS era um alvo mais do que óbvio de corrupção, todo mundo sabia, mas não tinha como provar. Se a imprensa continuar bancando o Janot a frente da Lava Jato pode saber que ninguém vai preso. E ainda tem pela frente, por exemplo, a caixa preta dos fundos de pensão e repasses bilionários para ongs e sindicatos.

Ernesto

Rapaz vocês todos estão subestimando a cartada de mestre que deu a JBS. Enquanto uns preferem negar serem presos e depois delatarem, estes sabendo o obvio, se adiantaram e ainda lucraram alguns milhões com a situação. Mais um golpe bem dado nos brasileiros e com a complacência do MPF. Esta lava jato precisa ser investigada. Por quem???? Não sei dizer.

Elias Netto

Pois vá dizer isso ao procurador-geral Janot que, com sua apaixonada ambição persecutória, pôs em risco o maior trunfo que tínhamos até então (o esquema JBS) para fazer uma limpa no sistema político. Janot mostrou-se inapto, se esse incompetente trabalhasse na iniciativa privada já estava no olho da rua. Como eu disse, até as pedras da estrada sabiam que a JBS não cheirava nada bem, era só investigar os caras e apertar um pouquinho. Mas o "bonzão" quis dar seu showzinho .... o resultado é este aí ! Vou te falar uma coisa, sempre achei exagerado os elogios ao trabalho da força tarefa de Curitiba (procuradores e Moro) porque entendo que eles nada mais fazem do que sua obrigação conforme a lei, rotina. Mas diante deste lamentável episódio, fica difícil falar para o pessoal não enaltecer os procuradores e a justiça federal do Paraná.

Irineu Sberse

AGORA O TAL TEMER, bota dúvidas sobre o Fachin. O Temer colocou dúvidas sobre o Teori. Como é que pode, um corrupto que recebe um criminoso, altas hora da noite, na garagem do palácio, para não ser visto, ainda vem colocar dúvidas nos outros? Fachin porque tu não afastas este cidadão? Estão sobrando provas.

PANCRAS

Embora indignado e moralmente engasgado com os acontecimentos vim comentar. Não há mais em quem realmente confiar. Como poderia um ato discutível do Ministro Fachin enterrar o escândalo ao redor da JBS? Estranhos caminhos da justiça para os corruptos poderosos.

Hhosh

Porque a Globo, quis desacreditar o laudo feito pela Folha, em que se constataram edições na gravação do "açougueiro"?? Porque??? Estranho......muito estranho....Estão querendo DESINFORMAR O POVO???....A VERDADE!!!

Marcelo Paiva

A delação dos malfeitores, em condições ineditamente vantajosas, tinha uma contrapartida: produzir “provas” contra um presidente da República e contra o senador Aécio Neves. Vieram à luz acusações contra outros políticos, como Dilma e Lula, mas não foi isso que garantiu aos Batista a vida boa em Nova York. Eles só receberam o presente porque entregaram o presidente. Mas entregaram exatamente o quê? Nada! A gravação não traz evidencia da anuência de Temer com a compra do silêncio de Cunha. Joesley mostrou intenção deliberada de expor seus crimes (disse depois que blefava ao falar da compra de dois juízes e um procurador), tentando fazer do outro uma espécie de cúmplice por omissão. O que está comprovado mesmo é que os Batista não são empresários. São malfeitores de altíssima periculosidade.

Antonio Cunha

Chega a dar nojo. Quer dizer que todos devem esquecer o que diz as gravações e que se DANE O BRASIL... Brinquem com a inteligência do povo mesmo... Não precisamos da justiça se quisermos derrubar os ladrões deste país.

Marcelo Paiva

As delações dos Batista e de executivos têm de ser anuladas. O “trio”, Rodrigo Janot, Edson Fachin e Carmen Lucia, deu a eles impunidade plena: a dupla não será processada e terá uma ficha limpíssima. Vão virar almas mais puras que a alma mais pura honesta do planeta. Vale ressaltar que os Batistas são os maiores financiadores de campanhas eleitorais do país, os maiores beneficiários de empréstimos do BNDES a juros subsidiados e os maiores corruptores da política, segundo sua própria delação e sairão impunes, por obra de Rodrigo Janot, Edson Fachin e Cármen Lucia, essa cotada para presidir o Brasil se Michel Temer cair ou renunciar. Artífices de uma conspirata, podem virar cúmplices dos Batista.

Marcelo Paiva

A ilegalidade com que se pretende derrubar Michel Temer foi construída a seis mãos. Concorreram para o “Golpe do PGR”, Rodrigo Janot, o ministro Edson Fachin, para o assombramento das instituições e do estado de direito, a presidente da Corte, Carmen Lúcia. Diferente de Lula e Dilma, ela sabia de tudo. Enquanto o “trio” se preparava para levar o pais à bancarrota, os irmãos Batista passeavam em Nova York e ficavam mais ricos aplicando seus recursos no mercado de cambio. E aqui alguns sonhavam com Carmen para presidir o país pela via indireta, enquanto os que perderam a mamata iam às ruas para pedir eleições diretas, um golpe na Constituição. O Brasil da Era da Mediocridade virou um trem fantasma, sem freios e maquinista.

Irineu Sberse

ACREDITE SE QUISER. O Temeroso em entrevista a um jornal ontem, disse que recebeu o Batista, naquele local e naquela hora, porque não sabia que o Batista estava sendo investigado. Pasme senhores.

Marcelo Paiva

A Folha publicou duas reportagens sobre a delação dos Batista. Primeiro, revelou que a gravação sofreu mais de 50 intervenções. Agora, outra bomba: um advogado e homem de confiança de Joesley teve “aula de delação” 15 dias antes de o empresário fazer a gravação ilegal da conversa com o presidente, sendo “professores” um procurador da República e uma delegada da PF. Editado ou não, a gravação, do ponto de vista jurídico nada vale. Para o bem da justiça e da democracia, a delação da corja precisa ser anulada. Deve-se também, apurar a participação do MP, da PF, do PGR e do ministro Fachin nisso que virou conspiração. O Brasil decente é favorável a que se investigue tudo o que denunciaram, mas que seja feito dentro do processo legal. Os inconformados com a perda da mamata, que busquem os meios democráticos para voltarem ao poder. Pela força ou em conspirata, nem as gloriosas Forças Armadas vão levar. Não teremos outro 1964 nem 2002.

Duvidoso

Se isso ficar comprovado Janot e Fachin vão ter de dar muitas explicações e pedirem aposentadoria urgente!!! Não merecem, mas no momento é a única solução ou sofrerem impeachment!

Hhosh

A Imprensa deve Informar. Qual o órgão de Imprensa que DESINFORMA??? Vou dar uma dica,trabalha lá,um jornalista chamado LAURO JARDIM,"O LEVIANO"? O POVO QUER A VERDADE!!!....NÃO TENTEM NOS MANIPULAR!!!

Hhosh

Michel Temer....NÃO RENUNCIE!!! Essa historia toda, esta mal contada!!! NÃO RENUNCIE!!!....UM NOVO BRASIL!!!! A VERDADE!!!

Hhosh

Ministro Fachin,a PGR,na figura do Sr. Janot, apresentou "provas falsas" para induzi-lo ao erro. Isso é crime!!! JANOT DEVE SER PRESO!!!

Visitante

Assim como o presidente Michel Temer deveria dar ordem de prisão a Joesley, a PGR e Policia Federal também deveriam ter dado ordem de prisão, o sujeito confessa todos os crimes, e vai embora para o EUA como se nada tivesse acontecido, deste jeito O CRIME COMPENSA...é uma VERGONHA!

Correia.neto

Tem que começar a punir pra valer, severa e exemplarmente, além de banir essa "raça" de gestores públicos, juízes, políticos e empresários corruptos. Acabar com essa farra de empresários corruptos receberem, em troca das "doações" de campanha e propinas, contratos milionários/superfaturados, informações privilegiadas, isenções fiscais, licenças, perdão de dívidas e dinheiro público barato do BNDES, CEF, FGTS, PIS, FUNDOS, para comprar empresas, mansões, jatinhos, fazendas, iates, carros de luxo, festas, restaurantes, viagens e passeios cinematográficos, caixa 2, offshores e contas em paraísos fiscais. Tudo com dinheiro público, do povo brasileiro, da nação brasileira. E enquanto isso, o trabalhador sendo surrupiado no seu FGTS suado e péssimos serviços públicos (segurança, saúde, educação e transporte) sendo oferecidos à população. Basta! O contribuinte não pode continuar pagando essa conta!

Correia.neto

Até que enfim, além dos “Fundos de Pensão”, FGTS e CEF chegaram na "caixinha" do BNDES e BNDESpar. E não vão investigar? Vão perdoar os corruptos? Tudo indicava que se investigada com profundidade fariam os corruptos do mensalão e petrolão parecerem meros ladrões de galinhas (alguns são os mesmos, mas há outros)! Inúmeras empresas sérias bateram à porta desse banco e nunca conseguiram nada, mas os grandes, os "influentes" e poderosos, os “doadores”, que conheciam o “caminho das pedras”, tudo! Bilhões de dinheiro público barato distribuído e em troca a população brasileira obteve, compra e fechamento de empresas, demissões de trabalhadores, e concentração de setores da economia na mão de poucas empresas reduzindo ou eliminando a concorrência tão saudável para os consumidores. Tudo por corrupção e troca de interesses! Enriquecimento ilícito, c/ dinheiro público, tem que devolver tudo e c/ juros e correção monetária além de ir pra cadeia!

Max f

Esse Joesley primeiramente enriqueceu com dinheiro grátis do BNDS e agora cometeu mais outra série de crimes e foi curtir a vida nos States com o beneplácito do MPF e do judiciário. Por isto está rindo da cara de 200.000.000 de otários. Experimente você fazer 1% do que este certinho fez. Como você pode perceber, a lei é para quem o MP e o judiciário dizem que é. O nome disto é MONARQUIA.

Renato Veiga Qualquer um conclui que os bilhões e bilhões desses estelionatários da JBS (confessos subornadores) compraram sua liberdade e para eles o crime compensou e muiiiiiiito.... Seus bilhões desfalcados do Brasil mataram centenas ou milhares de pessoas em hospitais...tiraram a aposentadoria de milhares...escolas.. Etc..

Justiceiro I

Quer dizer, então, que o corrupto-mor, Temeroso, (des) orientado pelo advogado Antonio Mariz, quer fazer uma verdadeira interferência na independência do STF, representante maior do Poder Judiciário, determinando quais os procedimentos devem ser adotados pela Corte Suprema. Como fica a cláusula pétrea contida na CF/88 que estabelece a separação/independência dos três poderes? Que "constitucionalista" de é esse temeroso, que, sequer conhece o texto constitucional?

Nota

A reportagem seguida de opinião dos internautas faz parte do site Uol, que reproduzimos para que o leitor possa se identificar com outros brasileiros tão indignados quanto. Ademais, corre um boato (e tomara que seja só boato mesmo), que a unidade da JBS em Andradina estaria pronta para demitir 600 funcionários.

Bom dia, leitor!