Quinta-feira, 25 abril 2024
 
Facebook

Clube de Leitura discute “Mar Morto” neste domingo

Ilha Solteira - Neste domingo, 07, a partir das 17 horas, no Armazem Café do Ilha Shopping, acontece mais um encontro do Clube de Leitura “Ler É Viver”. Normalmente realizado aos sábados, o encontro será, excepcionalmente, num domingo, e será discutido o livro “Mar Morto”, de Jorge Amado. Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários, mediará a reunião.

Nenhum outro livro sintetizou tão bem quanto “Mar Morto” o mundo pulsante do cais de Salvador, com a rica mitologia em torno de Iemanjá, a rainha do mar. Personagens como o jovem mestre de saveiro Guma parecem prisioneiros de um destino traçado há muitas gerações: o dos homens que saem para o mar e que um dia serão levados por Iemanjá, deixando mulher e filhos a esperar, resignados.

Mas nesse mundo aparentemente parado no tempo há forças transformadoras em gestação. O médico Rodrigo e a professora Dulce, não por acaso dois forasteiros, procuram despertar a consciência da gente do cais contra o marasmo e a opressão. Esse contraste entre o tempo do mito e o da história move “Mar Morto”, envolvendo-nos desde a primeira página na escrita calorosa de Jorge Amado.

Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. Para o encontro seguinte, o livro escolhido é “Para Educar Crianças Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie.