Terça-feira, 16 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Artigo: por Augusto Nunes

“Por que Lula?”, pergunta a primeira linha do manifesto em que 424 autodenominados intelectuais a serviço do PT imploram ao chefe da seita que oficialize a candidatura à eleição de 2018.

Até os bebês de colo

E os doidos de hospício sabem a resposta: porque a esperteza talvez ajude a fantasiar de “perseguido político” um prontuário ambulante enriquecido por sítios, apartamentos, palestras secretas, jatinhos, negociatas africanas, filhos que multiplicam dinheiro de origem misteriosa e outros espantos.

Só finge não saber disso

A fila de signatários do documento, puxada pelo inevitável Leonardo Boff e previsivelmente engrossada por Chico Buarque (assinatura n° 9) e João Pedro Stédile (n° 10).

Por que submeter a verdade

A tão selvagens sessões de tortura?, perguntam os brasileiros normais ao fim da leitura do manifesto. Não há uma única e escassa menção ao assalto à Petrobras, ao maior esquema corrupto de todos os tempos, a descobertas da Lava Jato, à herança maldita legada por Lula e Dilma, a quadrilheiros engaiolados, à devastação provocada por 13 anos de roubalheira e incompetência.

Aos olhos dos fiéis

A a alma viva mais pura do mundo não tem nada a ver com isso. Lula tem tudo a ver apenas com a consolidação da democracia, o extermínio da pobreza, o sistema de saúde próximo da perfeição, o sistema educacional de dar inveja a professor finlandês e a transformação do Brasil numa potência petrolífera respeitada no mundo inteiro, fora o resto.

E por que assassinar o pobre português já no primeiro parágrafo?

Perguntam os que tratam com mais brandura a língua oficial do Brasil. Em que medida o massacre do idioma ajudaria a livrar da cadeia um ex-presidente que saiu da História para entrar na bandalheira?

Teriam os redatores

Do palavrório resolvido homenagear o Exterminador do Plural? Ou seria uma demonstração de solidariedade aos inventores da linguística lulopetista, para os quais falar errado está certo?

Se não tem nada de mais

Insultar o português pronunciando frases como “Nós pega os peixe”, os discípulos de Lula estão à vontade para redigir o trecho abaixo reproduzido, com observações em negrito do colunista.

Compromisso

“É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e de todos os direitos já conquistados pelo povo desse (Errado, o certo é ‘deste’) País, que (Alguém infiltrou uma vírgula bêbada entre ‘País’ e ‘que’) nos faz, através desse (É errado o uso de ‘através desse’: o certo é ‘por meio deste’) documento, solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio LULA da Silva que considere a possibilidade de, desde já, lançar a sua candidatura à Presidência da República no próximo ano (A candidatura deve ser lançada desde já ou no próximo ano?), como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam”.

Como é que é, companheiros inteleques?

Quem “perderam”? O povo? Nesse caso, foram simultaneamente trucidados os fatos e a concordância verbal. O povo brasileiro nunca “perderam”; sempre perdeu, no singular.

Desta vez

Mas desta vez não perdeu a dignidade, o orgulho e a autonomia, como fantasia o manifesto. O que perdeu foi a montanha de dólares acumulada pelo PT e seus comparsas. Também perdeu o respeito pelos farsantes no poder havia 13 anos, perdeu a paciência com os poderosos patifes e perdeu o medo de ditar os rumos da nação.

Nenhum país

Tem mais intelectuais por metro quadrado que o Brasil, constatou Nelson Rodrigues. O problema é que a maioria é incapaz de pensar. Enquanto mantêm guardado na cabeça um romance incomparável, escritores escrevem manifestos de envergonhar o mais bisonho reprovado no Enem.

Nessa categoria

figura o que sonha com a volta de Lula. A coleta de assinaturas recomeçará na segunda-feira, informou o site do PT. Sobra tempo para que os 424 pensadores façam as correções indispensáveis. Se quiserem copiar as feitas acima, estejam à vontade. De nada.

Também clama por um revisor

Com mais de cinco neurônios o texto que festeja no site do PT a desembestada ofensiva retórica. Confira: “Numa iniciativa que responde à escolha que milhões de brasileiros manifestam com clareza sempre que lhe perguntam quem deve governar o país, o lançamento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República começa a tomar forma e conteúdo.

A partir de segunda-feira

Todo cidadão brasileiro será convidado a colocar seu nome, através de uma plataforma aberta na internet, a um abaixo assinado que solicita a Lula considerar “a possibilidade de, desde já, lançar sua candidatura a Presidência da República como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam.”

Esse monumento à ignorância vai ficar sem retoques

Primeiro, porque a cena do crime deve permanecer intocada, como alertam as séries policiais da TV americana. Depois, porque o parágrafo acima, da mesma forma que o manifesto, é uma prova contundente de que ─ ele, de novo ─ Nelson Rodrigues tinha razão: os idiotas estão por toda parte. Por que estariam ausentes de reuniões que terminam com o parto de outro manifesto? (Autor jornalista Augusto Nunes).

OPINIÃO: Luiz Carlos

Intelectual? Qual a universidade que tem esse curso? A da malandragem ptralha.

Amilcar Carvalho

Lula cometeu dois erros irreparáveis, o primeiro foi acreditar que o vento sopra sempre na mesma direção, o segundo foi galgar Dilma a presidência da República sem medir as consequências, e ela arrasou com a imagem que os marqueteiros haviam dele para o povo. Lula já morreu e não sabe.

Silvando

Quanto levou cada um desses signatários da roubalheira dos 300 milhões que a Odebrecht pagou ao PT, numa conta corrente paralela administrada pelo Polocci, o médico consultor, ou melhor, italiano, posteriormente substituído pelo escorregadio amanteigado, conhecido como pós Itália na estrutura criminosa. Quem defende corrupto, corrupto é essa é a famosa intelectualidade desses apoiadores do saque nacional, esses pseudo intelectuais nunca pensaram na nação.

Sidney Alves de Oliveira

Augusto, texto – ABISSAL – parabéns sempre ! A grande maioria de$$e$ vermelhinho disfarçados está presa e ainda faltam muitos.Sabemos o do porque neeee e a Lava Jato também , é só esperar mais um pouco que o conhecido barba …….também irá ajoelhar e acabar preso sim. Não passarão. Baita abraço.

Brenda Viana

Conclusão: essa “cambada” de “notáveis” assinaram o “manifesto”. Então leram o mesmo. Sendo assim são co-autores dos erros. Como agora “apreciar” as obras do Chico, como levar a sério as aulas dos professores assinantes, como assistir atores e atrizes tão despreparados, como levar a sério juristas também assinantes, fora o resto. Não faça parte desta “black list”. Não passe vergonha!

Fabricio Carlo Giuseppe Bianchi

Até a seita lulopetista está recheada de idiotas da objetividade para encobrir a roubalheira perpetrada por esses intelectuais delinquentes.

Julio Rodrigues Neto

Uma Criança pergunta à Mãe: Mãe passaremos por outro Impeachment?

Jorge Ifraim

O POVO “PERDERAM”?!?? Não é à toa que o critério para ser considerado “intelectual” no PT é o mesmo usado para raças, ou seja a AUTO-DECLARAÇÃO…

Melania Helena Lenz

Muito interessante. Mas você deveria assistir a Ana Maria Braga, para corrigi-la também. Sei que o assunto é outro mas ouvi-la dizer ” ele vai vim amanhã…” entre outras expressões que são assassinadas pela bela, é de rasgar qualquer gramática.

Carlos Alberto Souza

Gugu…. o conteúdo de seu texto é fraco. Como dizia minha avó, é o roto falando do rasgado!! Seu texto também está cheio de erros!!

Giovana Geuer

A arrogância de Nelson Rodrigues de se achar “perfeito” também o fazia um idiota, sim porque os arrogantes acham que o mundo gira em torno deles e que são infalíveis, mas NAO é assim e, isto também é ser um idiota… rs rs. …palmas para você: clap clap clap… tá bom assim? kkkk o unico brasileiro que escreve perfeitamente o português, sem nenhum erro, parabéns! sic!!! Merece um prêmio e mais palmas clap clap clap… urssssss!!!!!!! Que arrogante insuportável! Não percebe que a sua critica ardilosa ofende não só a eles que você detesta, mas a 95% da população que não escreve um português perfeito, sem erros, como um acadêmico ou um sei lá o que!!… há, vá se catar!

Lucas Oliveira

Nesse mundinho paralelo da vigarice, para ser considerado um intelectual basta saber assinar o nome, desde que seja num manifesto petista.

Claudemir Mendes do Carmo

Bom dia. Parabéns Augusto Nunes. Seus comentários são sempre precisos e esclarecedores. A Giovana Geuer, que se ofendeu com os erros gramaticais apontados no tal manifesto, deve ser uma das “intelectuais” que subscreveram o texto sem sentido e não se deu ao trabalho de ler o que estava assinando.

Fernando Bezerra Santa Rosa

Giovana Geuer: analfabeta funcional querendo escrever. Texto cheio de reticências e o pior, “kkks”, demonstração cabal de que se trata de uma ‘zumbinet’, e só sabe escrever em ‘internetês’. Volte para a escola garota despreparada.

Sergio Dias

O que realmente atraia a turma da esquerda, é que você pode ter qualquer qualidade sem realmente ser, um santo, um intelectual, o senhor das virtudes, mesmo que os seus atos, posicionamentos, intenções, mesmo que tenha que aclamar o oposto disso tudo.

José Carlos Pires Monteiro

De onde será que veio uma tal de Giovana Geuer? Dá impressão de ser uma pirada. Ou é um robot?

Roberta Zilio

Se Lula se candidatar vai ter 100 milhões de votos. Todos da Giovana Geuer. Vais perder a boquinha, querida?

Roberto Toledo

O Estado Democrático de Direito é uma aberração traiçoeira e comunista criada após a maleável e provisória Constituição Federal de 1988. Essa expressão só existe no Brasil. O STF jurou lealdade a essa constituição comunista. Se quisermos ser livres realmente devemos fazer outra Constituição no lugar dessa abominação. …só que antes disto temos que nos livrar do PT e do Foro de São Paulo.

Marcos Adriano Marcello

@ptbrasil, @LulapeloBrasil @chico_buarque, @LeonardoBoff, voces perderam a dignidade e não param com seu proselitismo vergonhoso!

Thais Hage

Mais uma vergonha, os “rotulados intelectuais”, se mostram como o Brasil está carente de pessoas verdadeiramente “inteligentes”. É lamentável que a ignorância se exponha de forma tão baixa!! O Brasil, o povo não quer Lula de volta, quem o quer de volta são os notáveis intelectuais, que precisam voltar a estudar gramática.

Glaucia Mendes

Augusto Nunes é sempre um prazer ler seus artigos. Como você escreve bem, o melhor colunista da atualidade. Parabéns!

Vítor Diniz

E esse manifesto é totalmente sem sentido, porque o Lula fala todo dia que é candidato em 2018.

Marco Alves Monteiro

Nos anos lula-dilma, enquanto eu viajava de avião (apesar de ser pobre) para várias cidades do país e para outros países, carregando minha bolsa-avião e constatava que não havia mais favelas e pobres no país, eu me permitia o luxo raro de ouvir as palavras de renomados intelectuais e intelequitalas da safra de uma dilma roubett, um lula da Silva, um chico buraco (de Paris, sua cobertura de 600 mil Euros), de sumidades como uma filó-safa do escol de Marilena Chauí e da aguda e límpida inteligência de um Paulo Henrique A-Moringa (Olá, tuuudo bein?). Agora estamos entregues às bestas fascistas que querem nos levar de volta aos tempos do crescimento econômico dos anos 1970 e nos tirar o prazer de sermos explorados por estatais monstruosas com suas centenas de tetas. Ah, que saudades dos tempos de Fidel de Stalin e da União Soviética. (Assinado: um idiota sem noção).

Marco Alves Monteiro

Giovane Geure, já conseguiu seus minutos de atenção (desmentindo suas afirmações de que foi censurada, pois dezenas de asneiras que você escreveu foram publicadas). Agora sai da net e baixa o preço do aluguel para que seja acessível aos que não possuem bolsa-vadia.

Minha opinião

O tal Lula é líder em pesquisas chegando a 20% de preferência. No entanto, esses 20% estão espalhados pelo país querendo a mamadeira de volta e 80% do povo brasileiro, rejeita veementemente Lula. Com uma rejeição dessas, não tem como se eleger, rejeição não se reverte. E tem mais, acho que vem nascendo uma nova força política: João Dória (PSDB).

Rombo

BUEMBA, BUEMBA, BUEMBA...me desculpem os colegas José Simão e João Fenelon Arnaldo, mas a próxima bomba será minha, com direito exclusivo de puxar o pino. Um político que parecia um expoente para o futuro está prestes a explodir como a Barragem do Fundão em Mariana-MG. São 18 milhões em dívidas, o político afundou uma prefeitura e está atolado em contratos irregulares e licitações fraudulentas. Nepotismo e desvio de função não é nada perto do que vem na explosão... O lamaçal vai começar e não será preciso pagar pra ver...

Ai eu quero ver

Quem vai ter a coragem de abraçá-lo como nas eleições passadas, quando ambos desfilaram em carro aberto gozando com a cara de muita gente.

Salmo 36

“Não deixes que os pés dos arrogantes me pisem; Nem que as mãos dos maus me expulsem. Lá estão os malfeitores, caídos; Foram derrubados e não podem se levantar.” Na própria Bíblia Sagrada diz que os malfeitores serão derrubados e não poderão se levantar.

Na frase de Edmund Burke

“A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada.”

Bom dia, leitor!