Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Ética e respeito cabem em qualquer lugar

Há 34 anos trabalho na imprensa, falada, escrita, televisionada, e sempre tive desavenças com políticos que não gostam de ouvir a verdade. No entanto, em qualquer evento que os encontro, sempre mantenho a educação ao cumprimentá-los e o respeito pela posição que ocupam naquele momento em registrar sua presença. Isso se chama ética.

É uma pena

Que sou obrigada a conviver com políticos que não possui ética, tratam os órgãos públicos como se fosse o quintal da sua casa, dão entrevista coletiva só para a imprensa que os bajula; só respondem a informações e e-mails de quem os bajula. Esse tipo de atitude só reflete no povo, porque tanto os políticos como os bajuladores são pagos por todos nós, com o dinheiro do nosso suor.

Uma hora a casa cai

Esse tipo de político soberbo, que acha que está acima de tudo e de todos é justamente aquele cujo tombo é mais gostoso, pois ele cai de um degrau bem mais alto quando tropeça no próprio ego.

E tem mais

Geralmente o tombo vem de onde menos se espera, uma denúncia que a principio parecia vazia, de uma pessoa simples, humilde e de repente a casa cai por apenas uma única vírgula. Então vem aquela famosa hora em que o filho chora e a mãe não vê.

Prestação de contas

A pessoa engana a tudo e se acha o controlador de todos, mas existe um Ser Supremo, sim Aquele que criou o céu e a terra, aquele que criou cada célula, cada grão de areia, impossível de se esconder. Então tem uma hora em que aquela mão pesa sobre o pecado do homem e quando isso acontece, não tem choro nem vela e nem para onde correr.

E falando em queimar vela

Milhões em medicamentos vencidos, comprados não se sabe para que, nem se imagina o quanto foi gasto, foram levados para São José do Rio Preto para incineração. Outra parte foi queimada aqui mesmo no sitio de um servidor da saúde. Palitos para exame bucal, material de raios-X, medicamentos que faltaram à população.

Irresponsabilidade

Isso é a falta de respeito para com a população, faltando remédio nas farmácias populares, nos postos de saúde, enquanto o dinheiro público é queimado, jogado fora. Fico imaginando quantas vidas perdidas por falta de um medicamento logicamente comprado superfaturado, facilitando a roubalheira enquanto nosso povo agoniza.

Lembranças

Estava ouvindo uma gravação do relato de um vereador que diz explicitamente sobre o crime de “compra de votos”. O rapaz diz que lhe prometeram cargos, mas não estão cumprindo, que a reunião foi na casa de fulano, que beltrano lhe prometeu isso, que agora o estão passando para trás, e etc.

Na audição

O vereador compromete metade do Legislativo e caso os fatos venham a tona, poderá prejudicar muita gente. Então me veio a lembrança do caso Célia da Stillus, quando Mário Quirino e Pastor Gerson Moreira foram condenados. Já achei a Jurisprudência.

Bem

Como tem muito testa oleosa se achando mente brilhante e nem tudo o que reluz é ouro, vamos aguardar o desenrolar dos fatos, porque muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.

Obrigada

Sempre agradeço a Deus por me dar a paz e a tranquilidade de saber esperar. Mesmo que a principio eu pareça afoita para informar meus leitores, mas não é nada disso, enquanto não tenho certeza, não abro a boca. Mas quando abro, pode começar a correr.

E falando em calar a boca

O genro do saudoso ex-braço direito do prefeito Jamil Ono (PT), Adilson Dantas, que supostamente se suicidou dia 19 de agosto último, o jovem Luiz Henrique Pereira Silveira, é o atual Secretário de Administração na gestão Tamiko Inoue. Comenta-se que uma empresa de transportes também pertencente à família de Dantas estaria contratada pela Prefeitura Municipal.

Apagando o passado

Existem fatos que só o tempo nos dará as respostas e existem dívidas impagáveis, ou seja, nem com todo ouro do mundo se consegue pagar. Mas me decepciono com algumas pessoas que trocam o brio por alguns tostões.

E falando em brio

Um prefeitinho rodando por ai e que já passou o rodo em muita biscatinha à solta, agora se diz apaixonado pela loira de pernas grossas da imprensa. Com certeza uma hora a casa do sujeito cai ou ele terá que montar uma creche particular.

E falando nelas

A coisa anda séria, pois com a crise que vive o país, estão atacando por todos os lados, as gazelinhas que se cuidem. Calma pessoal, às vezes trabalhar honestamente, faxinar uma casa, varrer uma rua, cuidar de idosos, também dá para sobreviver. Experimenta!

Cemitério de pneus

Não bastasse o fogarel dos remédios vencidos, chegou as nossas mãos fotos fúnebres do enterro de milhares de pneus. Isso é um crime contra o meio ambiente, inafiançável e que poderá resultar em cana e multas altíssimas. Eu avisei, a conta será paga de qualquer maneira, pode esperar.

Desvio de função

Parece milho de pipoca estourando no óleo quente, mas a cada dia que passa, vem uma avalanche de coisas erradas, agora com suspeita de 144 servidores com desvio de função. Pasmem, mas tem até mecânico trabalhando como motorista e padeiro na área da saúde.

Caríssimo leitor

Então você deve estar se perguntando, se essa colunista sabe de tanta coisa, porque não denuncia? No ano passado denunciei diretamente a Promotora Drª Rúbia, os crimes contra o meio ambiente nos córregos Jocó e Saudade no bairro Figueira. Sabe o que aconteceu? Absolutamente nada.

Então

Cheguei à triste conclusão que, o prefeito de Andradina doou um terreno ao Ministério Público, terreno nosso, comprado com nosso dinheiro, dinheiro público, do povo, mas a impressão que tenho, é que aqui nada acontece. Então, nos resta orar.

E o que pode acontecer?

Amigos se têm coisa podre, errada, logicamente virá à tona, quem fez ou está fazendo, um dia vai prestar contas. Não há mal que sempre dure, nem segredo que fique encoberto. Alguém já viu alguma fruta podre permanecer no pé? Claro que não, uma hora ela cai.

Rui Barbosa disse:

"Há quase sempre alguma coisa impalpável e misteriosa no seio dos acontecimentos, que conspira contra as conspirações, mesmo quando essas vêm de cima para baixo."

Lembranças

Lembrando da periquita, outrora tão amada, outrora tão prepotente, outrora tão gananciosa, outrora quase primeira dama, hoje a vejo praticamente sem nenhuma expressão, porque perdeu seu pistolão. E a gazela roubou seu coração, levando a família inteira para se fartar no banquete da periquita. São as voltas que o mundo dá.

Nepotismo

E vem mais uma avalanche de denúncias sobre o crime administrativo da prática do nepotismo. Essa é uma lei do então vereador Marco Aurélio Pilla Souza (PSDB), que deveria estar vigorando, no entanto o bicho vai pegar pra muita gente que acha que a prefeitura é a casa da mãe Joana, terra de ninguém e que o dinheiro do povo, tem que consertar sua vida. #SQN.

Quebradeira

Tem um povo que outrora estava literalmente catando bituca, agora aparelhou a família trapo dentro do esquema, reformando casa, trocando de carro, e a urubuzada fazendo a festa com dinheiro público. Menos, né?

Mário Gay causando

Fico me perguntando qual o motivo que o assessor do vereador Mário Henrique Cardoso, popularmente conhecido como Mário Gay, permitiu que o mesmo assinasse sua desfiliação do PPS, antes mesmo de tomar posse na Câmara Municipal de Andradina.

Dezembro

No dia 22 de dezembro Mário Gay teria entregado sua carta de desfiliação nas mãos do presidente do PPS, Osvaldo Ordones. Depois o vereador disse que a assinatura no documento não lhe pertencia.

Último gole

No dia 30 de dezembro, o presidente do PPS Osvaldo Ordones se dirigiu ao Cartório de Registro de Notas e reconheceu firma da assinatura, uma vez que o vereador teria viajado a passeio com assessores da base governista, ou seja, em discordância com a base oposicionista que o elegeu.

1º de janeiro

Já no dia 1º de janeiro, acho que Mário Gay estava se sentindo completamente livre, também emitiu cinco votos, ou seja, em todos os quesitos para a escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal, na base situacionista, contrariando as prerrogativas da sua ex-coligação.

Diante disso

O presidente do PPS procurou o cartório Eleitoral para oficializar a desfiliação do partido de Mário Gay. Diante do imbróglio em que o vereador se meteu, acusando Osvaldo Ordones de falsificação de assinatura, que teria assinado sua prestação de contas e o documento da desfiliação foi colocado no meio dos demais para confundi-lo, o juiz eleitoral suspendeu a desfiliação.

Policia Civil

Ordones e Mário Gay foram depor na Policia Civil, enquanto um exame grafotécnico foi solicitado pelo juiz eleitoral. O processo está suspenso até sair o resultado, pois só depois do fato consumado, o vereador se deu conta de que poderia perder a cadeira no legislativo.

A quem interessa?

O primeiro suplente de Mário gay é o ex-vereador Wilson Bossolan. A nós da imprensa não interessa quem está certo ou errado, muito menos quem irá ocupar a cadeira. Temos que respeitar todos os vereadores, pois cada um teve sua parcela de votos, representando uma parte da população.

Discordo totalmente

De algumas pessoas que dirigem ofensas a qualquer um dos lados, pois quem irá decidir o imbróglio é tão somente a justiça. Já dizia Rui Barbosa: "Não é a imprensa que faz a opinião, mas a opinião que faz a imprensa."

Wilson Bossolan

É um policial militar aposentado, foi vereador por oito anos, presidiu a Câmara Municipal e fez um trabalho relevante a toda população. Se acaso voltar para o Poder Legislativo, a população só tem a ganhar, pois Bossolan agiu sempre com lisura e integridade em sua trajetória de vida.

Mário Gay

O vereador Mário Gay é um rapaz sofrido, passou muitas privações na vida, inteligente e sua maior qualidade é a alegria de viver. Com certeza também será um bom vereador, pois não existe nenhum demérito quanto a sua pessoa. Mas se ele agiu erroneamente durante seus atos, infelizmente irá partir para uma luta judicial.

No balanço das horas

Tem uma música antiga do Grupo Metrô que diz “Que no balanço das horas tudo pode mudar...Volto para casa,fazendo trapaças prá dor, seja o que Deus quiser seja o que for, me ligo na televisão, pro tempo passar,as todos os anúncios afirmam que é bom amar...”. Será que quem vive fazendo trapaças confia de fato em Deus?

Conclusões próprias

Nos últimos dias, jornais e jornalistas andam com ideias luminosas acerca do futuro da Lava Jato. Uns dizem que Cármen Lúcia deve designar o substituto. O Globo afirmou em editorial que a presidente do STF deveria afastar a possibilidade de "o novo relator ser escolhido por sorteio".

Estadão

No Estadão, célebre colunista asseverou que não se pode correr o risco de o processo cair em "uma pessoa errada, na hora errada, no lugar errado". Para ela, a solução "menos responsável" para o imbróglio seria o sorteio. Vejam as bobagens que circulam por aí, lembrando que esse pessoal ganha pra informar as pessoas. Ai, ai, ai.

STF e a Lava Jato

Enquanto não se sabe o destino da relatoria da Lava Jato, Cármen Lúcia surpreende (positivamente) o meio jurídico dando sequência aos atos preparatórios que antecedem a homologação da delação da Odebrecht. Com efeito, juízes assistentes de Teori foram autorizados a dar prosseguimento aos trabalhos. Pelo menos dois delatores foram convocados e estão completando, ainda esta semana, seus depoimentos, de acordo com matéria de Bela Megale e Letícia Casado, na Folha de S.Paulo.

STF além da Lava Jato

O ano Judiciário do STF tem início na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro. Mas é bem provável que a sessão plenária inaugural seja cancelada uma vez que os oito primeiros processos da pauta eram de relatoria do ministro Teori. Os processos (uma ADPF e sete ADIns) seriam julgados em conjunto e tratam da possibilidade de inclusão da despesa com pensionistas no limite de gastos com pessoal. Discutem também se a fixação de limite de gastos com pessoal para os Estados-membros e sua repartição por esferas de poder e para o MP ofendem o princípio federativo e a autonomia dos entes federados.

Decifra$

"O legado de Donald Trump pode ser muito doloroso para o mundo." A percepção de que tempos turbulentos estão por vir é do advogado e economista Francisco Petros. Para o autor, o nacionalismo do novo presidente é risco relevante para a economia, não só a norte-americana, mas a mundial. "É hora de combatê-lo e não de subestimá-lo.

Banheiros

Aparentemente, a atuação da advogada Janaina Paschoal como "inspetora" dos banheiros do Parque Ibirapuera tem dado resultados. No sábado, a prefeitura de SP anunciou uma parceria com empresas privadas para a revitalização e manutenção dos 16 banheiros e da marquise do parque. As melhorias serão realizadas na forma de doação, sem contrapartidas e sem custos para o município.

Terceirização da indicação

O presidente Temer indicará o novo ministro do Supremo, conforme manda a Constituição. Mas apenas indicará. A escolha, como se sabe, será do ministro Gilmar Mendes. Nesse sentido, especulações que não partam dessa premissa não têm sentido algum.

?????

Temer se reuniu com Mendes no Planalto. No jantar, Moreira Franco era a testemunha. Quando a imprensa questionou a presidência sobre o encontro, a resposta era de que se tratava de amigos de mais de 30 anos. Sendo este o caso, criou-se (e não foi sem querer, porque o presidente da República de bobo não tem nada) um impedimento imediato no âmbito do TSE e do STF. Pelo menos os vetustos compêndios ensinavam isso.

Vida ou morte Lava Jato

Na visão do ministro Ayres Britto, o que melhor homenageia o princípio do juiz natural, da proibição do tribunal de exceção, da fulanização, é a redistribuição da Lava Jato entre todos os ministros. Exceto um ou outro que esteja impedido. No caso, Fux se deu por impedido no caso de Eduardo Cunha, e o presidente da República sinalizou que haveria outro impedimento. Mas isso é para um segundo momento. O importante agora é que a presidente do Supremo diga logo como será a distribuição, e faça diante de todos, no bom e velho papelzinho dentro do saco.

Nobres leitores

Estamos de volta e pasmem; o primeiro mês do ano já se encerra nos dando a ampla visão de como são vãs nossos desacertos. O Ministro se foi, Marisa Letícia teve um AVC, dentre tantas vidas que se perdem na viagem da vida, que parece longa, mas está tudo tão perto.

Bom dia, leitor!