Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Caindo do burro, ou do jegue

Tem gente achando que porque reelegeu pessoas de sua base, vai continuar com as falcatruas dentro do Poder Público, mas já pode ir tirando o cavalinho da chuva. Nem tudo o que reluz é ouro e nem todo político é salafrário. Em resumo, tem gente que vai ter que começar a trabalhar: fim da moleza.

Logicamente

Que os novos que tomarão posse no sai 1º de janeiro, conhecedores das falcatruas existentes, sendo que “não levaram a sua parte”, não vão querer se arriscar dando continuidade aos erros dos antecessores. Então, vamos preparando a vassourinha pra varrer o chiqueiro, ou melhor, desinfetar tudo e começar vida nova.

E falando em vida nova

Ficou feio pro prefeito Joni Buzachero o impedimento da festa de vitória da prefeita eleita Fátima Nascimento de Castilho. Joni deveria respeitar essa mulher guerreira, que venceu as eleições com poucos recursos, sendo que ele tinha a máquina pública na mão e não conseguiu eleger seu vice Paulinho Boaventura.

Governo não tem intenção de elevar impostos, afirma Temer

Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã de sexta-feira (7), o presidente Michel Temer afirmou que o governo não pretende elevar impostos para estabilizar as contas públicas. Questionado sobre como o setor produtivo contribuirá para o ajuste fiscal, Temer explicou que o governo não vai propor desonerações e afirmou que a melhoria da atividade econômica elevará a atividade produtiva do País. "Nós não estamos pensando em tributo. Você percebeu que, desde esses quatro, cinco meses, não se falou, por exemplo, mais em CPMF. Não estamos pensando em CPMF como se pensava, e se alardeava muito durante um bom período. Então, nós não vamos pensar em tributo."

Inflação cai ao menor nível para setembro desde 1998

Com a queda do preço dos alimentos, a inflação começa a dar trégua ao bolso do brasileiro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,08% em setembro – a menor taxa para o mês desde 1998. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados na sexta-feira (7). O resultado de setembro é também menor do que projetava o mercado financeiro e o Banco Central, que esperavam uma taxa ao redor de 0,19%.

Programa Criança Feliz tem decreto publicado

O governo federal publicou quinta-feira (6), no Diário Oficial da União, o decreto 8.869 que institui o Programa Criança Feliz. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), a iniciativa vai promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O programa priorizará gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas.

Governo reconhece situação de emergência de 14 municípios em seis estados

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 14 municípios nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Com a medida, as cidades poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Em decorrência da estiagem, foram reconhecidas 12 cidades.Já o município de São Roque, em São Paulo, foi reconhecido pelo vendaval que atingiu a cidade. O reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil.

Gilson Pimentel parte para terceiro mandato

O prefeito eleito de Murutinga do Sul, ex-bancário Gilson Pimentel (PSDB), disputou cinco eleições na vida e sagrou-se vencedor em todas elas, sendo duas como vereador e três como prefeito. Pela terceira vez, Pimentel irá administrar o município, ao lado da vice Neide Beccaria Viola.

Sem reeleição

Sem reeleição em 2020, a tendência é que os atuais vices, disputem a cadeira de prefeito na próxima. E também com o tempo curto para apresentar candidatos, aqueles que estão na ativa na vida pública saem em vantagem sobre os novatos.

Secretarias sem autonomia

Em Andradina, o prefeito Jamil Ono (PT) criou “trocentas” Secretarias e cargos de chefia para abrigar seus apaniguados. No entanto, nenhuma delas possui autonomia administrativa como deveria como tesouraria e jurídico próprios.

Conselho Administrativo

Para se blindar, Jamil Ono (PT) também criou um tal Conselho Administrativo, que discute, discute, cujos membros devem estar com o traseiro quadrado de tantas reuniões, mas no fim quem decide é unicamente o prefeito. Enquanto isso, membros do Conselho como Altemar Araújo, o Timar, vão angariando vantagens para garantir uma gorda aposentadoria.

Acorda, Tamiko

Ontem falei com a prefeita eleita, professora Tamiko Inoue e pelo que pude sentir, ela não dará continuidade a muita coisa errada que se sabe existir dentro do governo petista de Jamil Ono. O advogado Wilson Hirata, que foi vice-prefeito do saudoso Dr. Orensy, deverá dar as coordenadas iniciais a prefeita Tamiko. Ou seja, tudo muito correto.

E agora, José?

Se o contrato da Águas de Andradina já foi condenado pela Justiça, Tamiko Inoue dará continuidade a essa irregularidade para se comprometer com algo que não tem nada a ver com isso?

Superfaturamento

Se o contrato da Constroeste que iniciou em R$ 2,4 milhões, hoje Jamil Ono (PT) paga três vezes mais, R$ 7 milhões pelos mesmos serviços, será revisto pela futura prefeita?

Japonês de honra

Claro que toda regra tem suas exceções, mas no geral os japoneses se dedicam com afinco ao trabalho. Não é a toa que a média de horas trabalhadas por assalariados no Japão é de 2450 horas ao ano, o que é elevado em comparação com outros países como Estados Unidos (1.957 horas ao ano), Reino Unido (1.911 horas ao ano), Alemanha (1.870 horas ao ano) e França (1.680 horas ao ano).

Excesso de trabalho

Embora seja uma qualidade louvável, esse fato tem o lado ruim que é o Karoshi (Morte súbita por excesso de trabalho) e o Karojisatsu (suicídio provocado por condições estressantes de trabalho). Sem contar as pessoas que acabam se afastando do trabalho por “invalidez” em decorrência de quadros depressivos.

Vergonha

Os japoneses no geral sentem muita vergonha diante de atos indecorosos. Mas o conceito desse sentimento no Japão é algo raramente visto em outros países. Nos tempos dos samurais, a vergonha e a honra era lavada através de rituais suicidas como Seppuku (suicídio em que o indivíduo dá uma facada no estômago).

Haji Shirazu

A prática quase não existe mais, mas seu conceito ainda prevalece na sociedade japonesa. O termo Haji Shirazu pode ser traduzido como “não ter vergonha na cara” e é considerado uma acusação grave no Japão. Por isso, a maioria da população nipônica tem a preocupação de manter uma boa conduta e não violar regras sociais.

Políticos corruptos

Porém, de vez em quando sai na mídia casos de políticos ou celebridades que se envolveram em algum tipo de escândalo. Pedir desculpas publicamente é uma obrigação moral. Em alguns casos, a pessoa envolvida no escândalo se retira do cargo. Há casos ainda em que a pessoa comete suicídio como forma de redenção.

Enganação

Dizem que dois assessores tinham encontros direto dentro de uma igreja perto da prefeitura, onde um ensinava o caminho das pedras ao outro, para evitar falhas no “planejamento” e “execução” dos trabalhos. Inclusive, o professor já estaria de saco cheio do insistente aluno, que não saia da porta da sua casa, comprometendo sua imagem.

Enxugando a máquina

Os novos prefeitos que estão chegando, deverão acompanhar o rito do presidente Michel Temer, encolhendo os gastos e enxugando a máquina pública, contendo as despesas para se fazer um governo que coopere com o equilíbrio do país.

Compra de votos

Segundo a “rádio peão”, aquela que nunca falha, teve muito candidato que só se elegeu porque detonou na compra de votos. Quem vende o seu voto, nem recrimino, pois deveria pegar a grana sim, mas ao chegar às urnas, deveria votar naquele que não comprou seu voto. Elegendo o que comprou seu voto, pode ter certeza que você mesmo irá pagar a conta da corrupção quando estiver numa fila doente, sem médicos, sem remédio, sem ambulância, sem nada.

É fácil saber

Pra saber se a pessoa comprou ou não votos, basta analisar o currículo, o que a pessoa fez ou não, sua popularidade, seu trabalho em prol da população. Se não possui nada disso, como se elegeu?

Nova Independência

O ex-prefeito foi pego em flagrante pedindo propina, cumpre pena, a esposa ex-prefeita foi cassada, a filha ex-vereadora foi cassada, e agora o povo elege a nora de Valdemir Joanini. De duas uma, ou o povo (a maioria) não sabe votar, ou desconhece o histórico dessa “família”. Não tem explicação. Pior ainda é o PSDB aceitar essa estirpe.

Mario Gay

E continua dando ibope a candidatura do vereador eleito Mario Gay, cujo vídeo de sucesso com mais de 50 mil acessos foi produzido por mim. Mário Gay foi comentado nos maiores meios de comunicação do país como Band News e Jornal o Estado de SP. Só me resta lhe desejar uma boa gestão, em benefício de Andradina.

Sergio Moro

Um político dos que mais admiro, foi a Curitiba levar as cópias dos contratos de concessão da Águas de Andradina e Águas de Castilho, sendo o primeiro já condenado pela justiça e pelo Tribunal de Contas. O político, que pediu para não ser citado, argumenta sobre a semelhança entre os dois contratos, que com certeza, já estão nas mãos do Juiz Sergio Moro da Lava Jato. Como o empresário está preso e negociando a delação premiada, o andradinense decidiu acelerar as investigações.

Então deixo algumas indagações aos futuros administradores:

Pode uma secretária com problemas mentais, que não consegue dirigir a própria vida, ficar responsável por algum setor da municipalidade?;
Pode um cara falido, que não gerencia o próprio dinheiro, desequilibrado, bate na esposa e filhos, a esposa é viciada em jogos onde perdeu muita grana da família, ser responsável pelo dinheiro público?;
Pode um cara que não respeita a esposa, tem filho com a amante, ganancioso, suspeito de enriquecimento ilícito, merecer algum cargo de confiança?;
Pode um garoto de programa, angariando clientes dentro de um órgão público, cujo local deveria dar dignidade à população?;
Pode uma pessoa na chefia de gabinete não ter sequer o segundo grau?;
Pode outros cargos de suma importância à população serem ocupados por pessoas inaptas, que não possuem requisitos básicos para tais funções?

Hora de mudança

É por isso que existe a alternância de poder através das eleições, para que os erros sejam consertados, que as arestas sejam aparadas, que as deficiências sejam supridas, que os desonestos sejam punidos, que novos horizontes surjam para que nos tornemos cada vez melhor.

Bom dia, leitor!