Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Governo de Andradina busca apoio técnico do Exército para o georreferenciamento da cidade

O prefeito Jamil e equipe de Governo buscaram informações na base de dados do Exército para o georreferenciamento de Andradina

Andradina - O prefeito Jamil Ono (PT), esteve na manhã de sexta-feira (5), com o general de brigada, Pedro Soares da Silva Neto, da Diretoria de Serviços Geográficos do Quartel General do Exército, em Brasília, buscando mais informações para a realização do georreferenciamento da cidade.

O Governo de Andradina está com o planejamento de contratar uma empresa especializada para o levantamento da área territorial e foi conhecer mais detalhadamente o sistema do BDGEx (Banco de Dados Geográficos do Exército).

A proposta do município é promover a atualização e digitalização das informações geográficas já que, conforme os arquivos do município, o último trabalho semelhante feito em Andradina aconteceu no final da década de 1970, portanto há quase 40 anos, quando se realizou uma aerofotografia dos limites do município.

“O Exército vem sendo um importante parceiro da nossa cidade e tem desenvolvido um trabalho de excelência nessa área de identificação e georreferenciamento. Como temos o interesse em atualizar os dados geográficos de Andradina, viemos conhecer o sistema para termos uma base de todos os serviços que podemos desenvolver a partir do levantamento de imagens em alta resolução”, comentou o prefeito Jamil.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Claudio Gotardo, para a elaboração dos projetos que envolvem imagens aéreas o município vem utilizandoa base disponibilizada pelo Google, porém a mesma não possui a qualidade suficiente para levantamentos mais detalhados.

“Com o georreferenciamento teremos a oportunidade de fazer a identificação de nascentes, áreas de florestas, córregos e rios além de atualizar o mapeamento das estradas rurais e obtermos informações sobre as propriedades rurais”, comentou Gotardo.

Durante a reunião com o general do Exército o prefeito Jamil utilizou como um dos exemplos da necessidade do georreferenciamento na busca de áreas para a abertura de um novo aterro sanitário com distância mínima de 20 quilômetros de aeroportos conforme exigência do Comar (Comando Aéreo Regional) do Estado.

A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Fernando Magno, pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Sinval Previatto, e pela coordenadora de Políticas para Mulheres, Paola Kotaki.