Domingo, 25 de Agosto de 2019
 

Castilho promove campanha de prevenção ao câncer bucal

Castilho - Paralelo à Mobilização Nacional Contra a Influenza, que termina no dia 9 de maio, o Departamento de Saúde de Castilho também promove uma Campanha de orientação e prevenção ao Câncer Bucal. O trabalho teve início no último sábado (26) e é coordenado pelo dentista Carlos Roberto Tencarte, chefe Centro Odontológico Municipal. Na ação, o público alvo são pessoas com 60 anos ou mais.

Conforme explicou Tencarte, o primeiro dia da Campanha totalizou 327 atendimentos, nos quatro postos fixos. Os idosos são a submetidos a exames para identificar lesões ou feridas nos lábios e na boca. A atividade é realizada por dentistas e auxiliares. Os pacientes diagnosticados com qualquer indício de doenças na região avaliada recebem encaminhamento para consulta no Centro Odontológico.

Ainda durante a ação, são entregues guias de autoexame bucal ao público participante. O panfleto informativo expõe formas de prevenir a doença. ‘’O câncer pode se manifestar em vários períodos da vida, mas os cuidados com os idosos devem ser redobrados por conta da perda de imunidade’’, alertou Tencarte, acrescentando que a Campanha também segue até 9 de maio, no Cis (Centro Integrado de Saúde).