Sexta-feira, 22 nov 2024
 
Facebook

Temperatura chega à 4,4ºC no noroeste é a mais baixa do ano

Ilha Solteira - A UNESP Ilha Solteira, através da Área de Hidráulica e Irrigação, registra o dia mais frio do ano hoje pela manhã no noroeste paulista, ainda mais baixa que a manhã de ontem.

A temperatura começou a cair ontem a partir das 17 horas e em Ilha Solteira, às 03:00 horas, registrou-se a temperatura de 4,4ºC.

Há 18 dias não chove mais que 10 mm em Ilha Solteira e a última chuva foi de 50,3 mm em 09 de junho de 2011.

O monitoramento agroclimatológico realizado pela UNESP Ilha Solteira está sendo ampliado com a instalação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista como parte do projeto "Modelagem da Produtividade da Água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra", numa Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira-SP e EMBRAPA Semiárido (CPATSA), com financiamento da FAPESP e FACEPE.

Como parte deste projeto, já está em Ilha Solteira , o Dr. Christopher Neale, da Utah State University, um dos maiores especialistas no uso de sensoriamento remoto combinado com estações agrometeorológicas para estimativas de evapotranspiração e modelagem hidrológica e ambiental.

Visitando pela primeira vez na UNESP, Dr. Neale realizará trabalhos conjuntos com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, trazendo tecnologias e a oportunidade de aprimoramento das pesquisas e em novos conhecimentos visando estudos hidrológicos e a modernização da agricultura irrigada da região.

Também dará palestra na UNESP sobre o uso de sensoriamento remoto aplicado à estudos na agricultura, ambientais e hidrológicos. Dr. Neale trará também a novidade do uso de sistemas de sensoriamento remoto aerotransportados, ou seja, em aviões, propiciando imagens de alta resolução.

Para o Professor Fernando Tangerino, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, "a presença do Dr. Neale possibilitará ampliar as possibilidades dos estudos a partir dos equipamentos e recursos disponíveis e estabelecer o intercâmbio científico entre a UNESP e a Utah State University".