Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Nova Independência realiza semana recolhimento de pneus usados

Coordenadora de vetores, Marcia Cristina Peres, durante a campanha de recolhimento de pneus usados - Durante a primeira etapa da campanha centenas de pneus usados já foram recolhidos.

Nova Independência - Teve início nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 25 de maio a segunda etapa da Campanha semana de recolhimento de pneus usados em borracharias, bicicletaria e oficinas do município de Nova Independência, esta segunda etapa será para o recolhimento dos pneus coletados pelos agentes de controle de endemia, o objetivo é combater e prevenir a proliferação do mosquito, Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zik e Chikungunya.

A primeira etapa de coleta de pneus usados da campanha teve início no dia 14 e terminou no dia 18 de maio e foi considerada pela Coordenadora um sucesso, tendo em vista o recolhimento de centenas de pneus usados.

A Coordenadora de vetores, Marcia Cristina Peres, pede a colaboração de toda a população de Nova Independência, “É imprescindível a colaboração do todos, graças a Deus não tivemos nenhum caso registrado em nosso município, porém para que venhamos a manter o quadro do jeito que está, precisamos continuar combatendo os focos do mosquito”.

A campanha está sendo desenvolvida em todo o Estado de São Paulo e os pneus serão recolhidos por empresas da rede Recicagip que darão o destino adequado. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.