Sábado, 20 abril 2024
 
Facebook

Governo de Andradina realiza oficina de atenção psicossocial com técnicos de Brasília e Minas Gerais

O Governo de Andradina que tem sido citado como protagonista na região, na área da atenção psicossocial, realizou mesas de debates sobre temas vivenciados também durante intercâmbio em Barbacena/MG - A oficina de Atenção Psicossocial que terá o encerramento na sexta-feira é uma oportunidade para capacitar todos os profissionais da saúde, pacientes e familiares

Andradina - O Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública recebeu na manhã de terça-feira (06), no plenário da Câmara; representantes de Brasília e Minas Gerais para a abertura oficial da Oficina de Sensibilização da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizado pela Caps Ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).

O vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi, que representou o prefeito Jamil Ono (PT), citou a iniciativa audaciosa do Governo de Andradina em criar projetos e parcerias para trabalhar como tratamento da saúde mental se espelhando aos de Barbacena/MG, tidos como de excelência no País.

“O Governo de Andradina tem sido citado como protagonista na região na área de atenção psicossocial. Mais antes de tudo isso acontecer foi preciso à coragem de apostar em soluções novas, como fez o prefeito Jamil Ono, nesse Governo, e ter algumas pessoas que pudessem acreditar que todo projeto proposto também seria possível”, comentou o vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi.

A representante da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Ministério da Saúde de Brasília/DF, Andréia Borghe Moreira Jacinto; a psicóloga de Barbacena/MG, Flávia Denise Vasques, e a assistente social, Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal, também de Barbacena, foram às convidadas para a mesa de debates e discursaram sobre o projeto desenvolvido no município mineiro, ao qual Andradina, foi à única cidade do Estado escolhida para participar e implantar o projeto voltado à atenção psicossocial, todo custeado pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal.

A oficina organizada pela Secretaria de Saúde e o Caps Ad, foi realizada com uma mesa de debates sobre as diretrizes da Raps com ênfase na reabilitação psicossocial, conduzida pela coordenadoria da saúde mental de Andradina, de Barbacena e Brasília.

Para o secretário de Saúde, Ari Guimarães Soares, ampliar os conhecimentos e dividir as histórias vivenciadas no intercâmbio que só faz acrescentar o trabalho na área da saúde, só faz bem à Andradina.

“Esta semana de oficina é uma oportunidade proporcionada pelo Governo de Andradina para capacitar os profissionais que trabalham com a saúde mental como forma de melhorar os resultados e ampliar cada vez mais o número de pessoas atendidas onde envolve não apenas o paciente, mas sim todo o núcleo familiar”, comentou Ari.

A coordenadora de Saúde Mental de Andradina, Maria José dos Santos, foi uma das profissionais que fizeram o intercâmbio em Barbacena e a idealizadora desta oficina a partir do diálogo aberto com o Governo Federal através do Ministério da Saúde.

Programação

Apesar da abertura oficial ter ocorrido na terça-feira, as atividades da Oficina de Sensibilização da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) acontecem desde a manhã de segunda-feira e vai até a sexta.

Na quarta-feira, das 8h às 17h, aconteceram debates sobre a Saúde Mental na Atenção Primária e sobre as Ações de matriciamento em Saúde Mental e Organização de Rede: Supervisão Clínico-Institucional.

Para a quinta-feira, está previsto no período da manhã a visita aos serviços do Raps nas unidades de saúde da Vila Mineira e do Benfica e, à tarde, uma roda de conversa com os profissionais e usuários do Caps ad e Caps I.

Já o encerramento, na sexta-feira, acontece na sala de reuniões do Hotel Guanabara, oficina sobre o Protagonismo dos usuários de saúde mental, até o meio-dia, e no período da tarde será feita a avaliação do evento e consolidado o planejamento das ações de capacitação permanente a ocorrer com os profissionais de Andradina e região.