Quinta-feira, 28 mar 2024
 
Facebook

Jamil pede cessão de ônibus ao MDA para criar a primeira Unidade de Atendimento Móvel de Saúde

Jamil pediu cessão de uso por quatro anos de um do ônibus para a criação do projeto piloto de uma Unidade de Atendimento Móvel

Andradina - O prefeito Jamil Ono (PT) esteve na Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas ligada ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em Brasília, na quinta-feira (01), pleiteando a cessão de uso pelo prazo de quatro anos de um ônibus para a criação do projeto piloto de uma UAM (Unidade de Atendimento Móvel) de Saúde para atender a população rural da cidade.

Na reunião Jamil esteve comacoordenadora geral de acesso a Terra e Cidadania, Joana Santos Pereira, e a coordenadora de Acesso a Terra e Cidadania, Teresa Arruda. Acompanhou também as discussões o secretário de Governo e Gestão Participativa, Manoel Messias de Almeida, a coordenadora da Praça do CEU das Artes do Esporte, Cleonice Soares de Souza, e o secretário do Prodesan (Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Andradina), Maicon dos Santos Ramos da Silva.

“A cidade de Andradina é referência em reforma agrária já que somos o munícipio com o maior número de assentamentos do Governo Federal no Estado de São Paulo e que este ônibus seria de muita importância para atender a demanda dessa população do campo levando mais saúde e qualidade de vida”, destacou Jamil. A ideia do Governo de Andradina é ter uma Unidade de Saúde Itinerante para garantir atendimento à porta de cada cidadão andradinense seja da área urbana ou rural.

“Começamos com a implantação do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e temos a turma do Qualis que já vai até os assentamentos, porém a proposta de montarmos uma unidade móvel é uma forma de ampliarmos e garantir ainda mais o acesso à saúde no campo”, comentou o secretário Messias. Este ônibus solicitado pelo Governo de Andradina pertence ao MDA e tem como função o cadastramento de mulheres que moram na área rural para o desenvolvimento de políticas públicas no setor.

Andradina é a única cidade paulista a contar com um polo avançado do Incra e ter também uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário especializada na questão da terra e do desenvolvimento econômico sustentável baseado na distribuição de renda.

Segundo o secretário Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, o ônibus que está sendo solicitado já é informatizado e tem toda a estrutura tecnológica que pode ser reaproveitada para a unidade de Saúde.

“O Governo de Andradina busca fortalecer parcerias que promovam a qualidade de vida, cidadania, sustentabilidade e garantia dos direitos e o pleno desenvolvimento das famílias da área rural.Basta fazer uma adaptação com espaço para o atendimento médico e nossa cidade passaria a ter uma unidade completa de Saúde dentro de um ônibus com condições de atender plenamente nossa população rural”, explicou Rosivaldo.